***Sabe aquelas histórias de enamorados que fugiam para “casar escondido”, contrariando os desejos da família? Hoje é o preço proibitivo das festas que tem motivado noivos a optar por uma cerimônia com todos os detalhes de um casamento tradicional, mas sem convidados.

“Em uma festa normal cada nome na lista de presença custa cerca de R$ 800. A dois é possível celebrar com tudo que se sonhou por muito menos”, afirma a consultora Roberta Canuto, da Casa de Dois, que criou um pacote para atender aos pombinhos exclusivistas.

Batizado “Casamento à moda de Dois”, o produto só está disponível para cerimônias de segunda a quinta-feira. Engloba assessoria para organização do evento, espaço (pode-se optar por campo ou praia, por exemplo), fotógrafo, cinegrafista, celebrante (com direito a registro de casamento), música ao vivo, cabeleireiro, maquiagem, vestido de noiva, buquê, consultoria para o traje do noivo, decoração e bolo.

O evento de duas horas sai por R$ 24.900. Valor que pode subir caso um jantar ou almoço para até 15 pessoas seja incluído, ou cair para no máximo R$ 17 mil se alguns serviços forem dispensados.

Entre os parceiros de Roberta estão a estilista Julia Pak, o fotógrafo Rafael Canuto, a cantora Lorenza Pozza e Rito Cerimônias. “Reuni onze fornecedores acostumados a fazer grandes eventos que readequaram seus trabalhos para atender esse público.”

O que significa, por exemplo, reduzir o preço da assessoria de R$ 10.700 para R$ 2.500 e do fotógrafo de R$ 6 mil para R$ 1.800. “É um evento que dá muito menos trabalho e ocupa espaços que estariam ociosos na agenda.”

Segundo a empresária, a procura vem crescendo mês a mês. “Em 2016 fechei sete casamentos nesse formato e semanalmente tenho recebido de quatro a cinco pedidos de orçamento”. O interesse, por enquanto, tem vindo de “jovens casais modernos, vanguardistas, na faixa dos 27 a 32 anos”, que preferem comunicar o enlace via Facebook. Mas Roberta também vê grande potencial no público mais velho, que quer celebrar um novo relacionamento com discrição. (Juliana Bianchi)

***Este post foi originalmente publicado no Angela Klinke Report, newsletter com análises e informações exclusivas sobre o mercado de luxo e lifestyle. Para saber como se tornar um assinante escreva para angelaklinkereport@gmail.com