A HonestBee, empresa de concierge delivery de Singapura, inaugurou recentemente sua primeira loja física, a Habitat. Nos mesmos moldes do Eataly, reúne em um espaço de 5,5 mil m2, 20 mil itens e 15 corners das marcas de alimentação mais pedidas pelos clientes. De flores e verdura hidropônica para colher na hora a frutos do mar frescos e pizza. A diferença é a tecnologia por trás da operação.

Assim como na Amazon Go, a entrada na loja é liberada após a leitura do seu login no aplicativo da marca. Os pedidos são feitos diretamente no celular, com direito a hora marcada para o atendimento, e não há caixas para pagamento. Você mesmo escaneia os códigos no app.

Na saída, basta acoplar o carrinho em uma máquina, registrar seu ID e dar uma volta enquanto os produtos são empacotados e armazenados até você resolver ir embora. A compra será debitada direto na sua conta virtual, onde a entrega também pode ser solicitada.

“É o off e o online em um mesmo ambiente físico, que serve mais como hub social”, aponta a especialista em varejo Camila Salek, fundadora da Vimer Experience Merchandising, que acaba de voltar de uma viagem de imersão pela Ásia, onde pode ver de perto o sistema. Vale ver o vídeo para entender melhor.